Press

Treinamento: incorporadora prepara colaboradores com foco em liderança humanizada


 Lotus realizou evento para 54 profissionais, entre eles os diretores, nesta sexta-feira (22)

Líderes sempre humanos, independente de onde for. É pensando nisso que a Lotus Incorporadora realizou uma palestra para os colaboradores da construção civil com foco em conscientização de líderes. 

A consultora de RH/Negócios e Trainer da Dale Carnegie, Daniela Mamede, falou, na sexta-feira (22), sobre “O lado humano da liderança na mudança, autoconsciência e inteligência emocional”. O objetivo foi destacar o incentivo, à criatividade e inovação.

Durante duas horas de encontro, a pedagoga, que também é especialista em recursos humanos e gestão de negócios, manteve a equipe atenta e incentivou a participação de cada funcionário nas discussões sobre liderança, propósitos, gestão, habilidades, desempenho, julgamentos e capacidade de lidar com erros. 

Mamede, que elogiou a maturidade do time Lotus, trouxe perguntas e questões importantes para o sucesso da empresa e dos funcionários da incorporadora. Do ponto de vista de cada funcionário e colaborador, Mamede quis saber sobre os pontos fortes da empresa, sobre as mudanças nos últimos dois anos, expectativas para os próximos dois anos, o impacto dessas mudanças e o que cada um deseja da Lotus.

“Quando eu cheguei à Lotus para o briefing, antes do treinamento, ouvi logo que os gestares da Lotus são gentis e humanos”, ressaltou a consultora, lembrando que um líder trabalha com pessoas em relacionamentos dinâmicos e de confiança, que inspiram, envolvem e alinham esforços. “Esse é o caminho para obter os resultados organizacionais desejados”, explicou a consultora da Dale Carnegie ressaltando que “as pessoas apoiam um mundo que ajudam a criar”.

Equipe unida 

Ao todo, 54 profissionais acompanharam o evento. Entre eles, os proprietários, diretores, engenheiros, arquitetos, mestres de obras, conferentes e a equipe administrativa, que compõe a organização das obras e da sede da empresa, no bairro Noroeste, em Brasília. A palestra teve como objetivo principal desenvolver o autoconhecimento, o diálogo aberto entre todos. 

O diretor técnico da Lotus, engenheiro Paulo Tavares, explica que a Incorporadora investe constantemente em treinamento. “Na Lotus, temos treinamentos semanais com a equipe de engenharia. Dessa vez, a ação está focada na área administrativa e humana da empresa”, ressaltou Paulo, que está há quase dois anos na empresa.

Durante o treinamento, o gerente de recursos humanos da Lotus, Wilkerson Bastos, falou aos colegas sobre a importância do trabalho em equipe, sobretudo na construção civil, onde “há uma pressão” para cumprimento de prazos e entrega de excelência em produtos aos clientes. “Acreditamos que com o trabalho de um time coeso, processos alinhados e com liderança participativa, a Lotus deixará um legado em Brasília”, concluiu o gerente que também tem formação em gestão de pessoas.

Para a estagiária da área comercial e financeira da Lotus, Adriana Rodrigues, o treinamento é “uma oportunidade para que todos conheçam melhor os processos da empresa”. “Conseguimos olhar a Lotus com os olhos dos engenheiros, dos arquitetos e de todos os que participam da construção de um empreendimento desde a sua base”, pontuou.

 Visão empresarial

Os proprietários da Lotus, Ruy Hernandez e Luiz Felipe Hernandez, acompanharam todo o treinamento e deram total liberdade aos funcionários e colaboradores para participarem da ação com sugestões, críticas e muitas ideias.

“Na Lotus, fazemos questão que nosso time atinja os melhores resultados possíveis porque sabemos que um time feliz apoia e se apaixona pelo trabalho que potencializa o seu talento e desempenho”, garantiu Ruy.

O resultado é positivo para os colaboradores. Segundo o engenheiro Paulo Tavares, os treinamentos oferecidos pela Lotus também ajudam os funcionários e colaboradores a entenderem que, muitas vezes, é preciso trabalhar com alegria e leveza em um “ambiente de cotidiano corrido e com prazos a cumprir”.

Rotina de conscientização

A diretoria da Lotus está implementando um circuito de treinamentos e palestras. No planejamento, encontros mensais para reunir toda a equipe (operários, administrativos, encarregados, engenheiros, diretores e os sócios). 

No último dia 19 de outubro, a Lotus promoveu um dia de conscientização e autocuidado para mulheres da construção civil. O evento celebrou a importância das mulheres na equipe e tratou sobre prevenção ao câncer de mama no mês do combate à doença.

“Somos uma incorporadora que trabalha para acertar sempre, mas um dos nossos diferenciais é que sabemos lidar com maturidade e com os erros que possam ocorrer. Todos aqui são tratados com respeito e muita empatia”, completou Luiz Felipe.

Práticas sociais e sustentáveis

Ações de cunho social e de sustentabilidade estão nos projetos da empresa que, em apenas 4 anos no mercado, já se destaca por oferecer um novo capítulo para a construção civil.

A Lotus já lançou 9 empreendimentos e se destaca pelo investimento em ESG. A sigla, em inglês, significa “Environmental, Social and Corporate Governance”, e se refere às melhores práticas ambientais, sociais e de governança.

Para mostrar que investe em práticas ESG, uma empresa precisa ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente o meio ambiente ao mesmo tempo em que entrega benefícios para a sociedade.

 A Lotus é uma empresa com Certificado de Registro no Sistema de Gestão da Qualidade – PBQP-H nível A -, o que a credencia como uma empresa que possui gestão completa do controle de qualidade das suas obras, atendendo a todos os requisitos do SIAC – Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras de Construção Civil.

Relacionados

Press
Futebol é paixão nacional e a nova Festa da Firma.
Press
Lotus conquista prêmio GRI Awards.
Lotus
Projeto “Doação de Autoestima” recebe apoio para a campanha Outubro Rosa