Tendências do mercado imobiliário de luxo em 2021
Se tivermos que eleger duas palavras-chave para definir as principais tendências no mercado de luxo em 2021, elas seriam: conexão e privacidade.
Com a nova realidade imposta pela pandemia os lares se transformaram em verdadeiros refúgios para seus moradores e por isso precisam ser cada vez mais “o melhor lugar do mundo para se estar”. E como conseguir isso?
Automação
Hoje a procura por automação nos projetos está ainda mais em alta. As chamadas “casas inteligentes” chegaram para ficar.
De acordo com a arquiteta Marina Guaitoli, o conceito de casas inteligentes engloba residências que, devido ao sistema de automação, permitem que o usuário tenha controle sobre as diversas utilidades, oferecendo mais conforto, autonomia, segurança e também economia.
Ações como acender a luz, trancar a porta, comandar o fechamento de cortinas, o acionamento de água da torneira ou verificar se algum movimento estranho foi detectado, através de comandos de voz ou de alguns toques na tela do celular, estão em voga.
Privacidade
Além disso, de acordo com a arquiteta, também foi possível notar uma maior procura por apartamentos de cobertura e um desejo intensificado por jardins internos ou opções de apartamentos garden.
“Sinto que com a maior flexibilização dos trabalhos, as pessoas também estão repensando as maneiras que utilizam os seus lares. Elas estão passando a maior parte do tempo dentro de casa e por isso anseiam por mais privacidade”, pontua Marina.
Integração com a natureza
A procura por uma nova forma de viver, mais conectada com a natureza, é outra tendência percebida. Passamos a valorizar os ambientes maiores, mais arejados, mais iluminados e que tragam uma sensação maior de liberdade.
As plantas, os tons mais opacos e os projetos com mais amplitude e integração entre os ambientes são desejos requisitados.
“Com mais tempo em casa as pessoas estão cozinhando mais, então aumentaram os pedidos de integração de ambientes e uma busca por amplitude. Ter uma sala integrada a cozinha e a varanda tem se tornado mais frequente nos projetos em que faço”, ressaltou Marina Guaitoli.
Alma
E não é que temos um projeto que une todas essas tendências? Sim, estamos falando do Alma, localizado no setor Noroeste.
Quando falamos de conexão e automação o projeto do Alma apresenta biometria para porta de acesso ao elevador privativo, preparação para automação no apartamento, além de vaga da garagem com preparação para instalação de carregador veicular. Sem contar o paisagismo integrado na fachada, que traz brises móveis e uma fachada única.
Já na questão da integração e privacidade, podemos evidenciar a metragem de 272m² a 486m², as quatro suítes, a sala ampla com cozinha integrada e o hall com elevador privativo.
O empreendimento está em obras, mas em breve será lançado. Enquanto isso, fica aqui o convite para que você conheça um pouco mais deste projeto autoral e de alto padrão da Lotus, que veio para resgatar a arquitetura de Brasília através de projetos únicos e desruptivos.
Fonte: Entrevista com a arquiteta Marina Guaitoli – A148078-2.