
O Lotus 903 acaba de conquistar mais um reconhecimento internacional ao vencer o German Design Award 2025 na categoria “Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual”. A premiação, concedida pelo German Design Council (Conselho Alemão de Design), é uma das mais prestigiadas do mundo e celebra a excelência e a inovação em arquitetura e design.
A cerimônia oficial acontecerá em 6 de fevereiro de 2026, durante a feira Ambiente, em Frankfurt/Main, Alemanha — um dos principais eventos internacionais de design, que reúne mais de 1.200 convidados, entre arquitetos, designers, executivos e representantes da imprensa especializada de todo o mundo.
“O reconhecimento internacional do Lotus 903 simboliza nosso compromisso com a inovação, a sustentabilidade e a arquitetura autoral. Premiações dessa magnitude destacam a arquitetura brasileira no cenário global e reafirmam que a Lotus segue no caminho certo”, destacou Bruna Galvão, coordenadora de projetos da Lotus.
Lotus 903: sofisticação, sustentabilidade e inovação
Localizado na Asa Sul, em Brasília, o Lotus 903 foi desenvolvido pela Crosara Arquitetura em parceria com a cenógrafa Bia Lessa, além do paisagismo elaborado por Burle Marx, unindo estética contemporânea, sustentabilidade e funcionalidade em um conceito que reflete o compromisso da Lotus com a arquitetura autoral e inovadora.
“A arquitetura do Lotus 903 foi concebida para unir desempenho e expressão, tendo como gesto principal um grande eixo central que integra as torres e se projeta sobre um térreo livre, promovendo fluidez, transparência e um convite natural ao caminhar sob os blocos. A leveza e a elegância se revelam na fachada envidraçada, que reflete o verde do entorno e evidencia a busca por luminosidade, conforto e bem-estar, explica o arquiteto responsável pelo projeto, Julio Crosara.
O empreendimento se tornou um ícone da paisagem urbana de Brasília, chamando atenção pela sua concepção integrada e pelo uso de soluções sustentáveis e materiais de alta performance. Sua excelência levou à aquisição do prédio pela ApexBrasil, que escolheu o edifício como sua nova sede institucional, reforçando a relevância do projeto no cenário nacional e internacional.
“Esse é um marco importante para Brasília e para o Brasil e nos coloca em patamares do mais alto padrão mundial ”, afirma Luiz Felipe Hernandez, Co-CEO da Lotus.
Histórico de premiações internacionais
O German Design Award 2025 amplia a lista de reconhecimentos internacionais da Lotus. O Lotus 903 também foi vencedor do Iconic Awards, prêmio global que destaca projetos visionários e inovadores em arquitetura e design.
Em 2023, o residencial Alma, localizado no Setor Noroeste (Brasília), conquistou o Loop Design Awards na categoria “Arquitetura | Habitação de múltiplas unidades”. A competição reuniu 690 inscrições de mais de 50 países, e o projeto da Lotus conquistou o primeiro lugar pela excelência estética, funcional e sustentável.
Sobre o German Design Awards
Promovido pelo German Design Council, o German Design Award reconhece as conquistas de design mais inovadores e relevantes do cenário global.
A categoria “Arquitetura Excelente – Arquitetura Conceitual” premia projetos e conceitos ainda em desenvolvimento ou construção que se destacam por sua originalidade, sustentabilidade, relevância urbana e impacto cultural.
Os vencedores são selecionados por um júri internacional de especialistas em arquitetura, design e pesquisa, garantindo uma curadoria de excelência e prestígio mundial.