Um grupo de renomados arquitetos do Instituto Americano de Arquitetura (AIA) esteve em Brasília, para conhecer de perto o ALMA, empreendimento localizado no Setor Noroeste, um dos bairros mais inovadores e sustentáveis da capital federal. A visita faz parte de uma agenda internacional do AIA, que visa promover a troca de experiências e a apreciação de soluções arquitetônicas sustentáveis em cidades ao redor do mundo.
Durante a visita, os especialistas exploraram as singularidades do ALMA, um projeto visionário da Lotus, desenvolvido pelos renomados escritórios Valéria Gontijo + Arquitetos, Estrela Arquitetura e Ana Paula Roseo Paisagismo. A arquitetura do empreendimento se destaca pela sofisticação de sua fachada de concreto aparente ripado, complementada por brises móveis e jardineiras, elementos que refletem uma abordagem moderna e funcional.
O ALMA reforça o papel do Setor Noroeste como um exemplo de planejamento urbano contemporâneo. O primeiro bairro ecológico do país, com várias medidas que reduzem os danos ao meio ambiente e incentivam a preservação da região, se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade, eficiência energética e integração harmoniosa com o meio ambiente.
Os arquitetos também se mostraram impressionados pela capacidade do empreendimento de unir inovação, conforto e respeito ao meio ambiente, características que o colocam como uma referência para o futuro da arquitetura em grandes centros urbanos.