
Reforçando seu compromisso social e sua atuação próxima das comunidades do Distrito Federal, o Lotus Instituto, braço social da construtora Lotus, realizou a doação de 240 placas de tatame para o Projeto Jiu-Jitsu de Primeira, iniciativa social criada em 2011 e reconhecida por promover inclusão, disciplina e desenvolvimento humano por meio do esporte em Brazlândia (DF).
A ação atende a uma necessidade estrutural essencial do projeto, cujo tatame anterior — com mais de 10 anos de uso — apresentava limitações de espaço e segurança. Com a nova estrutura, composta por placas em EVA de alta densidade, será possível ampliar a área de prática para 238 m², garantindo mais conforto, segurança e possibilidade de expansão das turmas.
Hoje, o projeto beneficia aproximadamente 250 alunos, entre 4 e 17 anos, público formado majoritariamente por crianças e adolescentes. O novo tatame permitirá não apenas a melhoria da qualidade dos treinos, mas também o aumento do número de participantes atendidos pela iniciativa.

Idealizado pelo professor Ulisses Costa Dias, subtenente da Polícia Militar do Distrito Federal e faixa preta 3º grau, o Jiu-Jitsu de Primeira se consolidou como um espaço voluntário de formação esportiva e cidadã. Suas atividades contam com a parceria da Primeira Igreja Batista de Brazlândia, do Grêmio do 16º Batalhão da PMDF e do Instituto Mãos Solidárias.
“Ficamos muito felizes com o apoio da Lotus neste projeto. Significa que a empresa tem um olhar atento às necessidades da comunidade. São atitudes como essa que transformam, aos poucos, a vida desses jovens”, explica Ulisses.
O projeto foi apresentado por Fernando Aquino, praticante de Jiu-Jitsu e que sabia da afinidade do co-CEO, Luiz Felipe Hernandez, com a modalidade. O apoio da Lotus ao projeto surgiu de forma orgânica. Ao conhecer o impacto e a relevância da iniciativa para a comunidade, a Lotus decidiu abraçar imediatamente a causa, investindo na aquisição dos tatames.
“Esse projeto representa exatamente o tipo de impacto positivo que acreditamos ser possível quando empresas e comunidade caminham juntas. O Jiu-Jitsu transforma vidas, promove disciplina e cria oportunidades — valores que estão totalmente alinhados à essência da Lotus. Para nós, é uma honra contribuir para que ainda mais crianças e jovens tenham acesso a esse espaço seguro e inspirador”, afirma Luiz Felipe Hernandez, co-CEO da Lotus.

A iniciativa integra o ciclo de ações sociais de 2025, considerado pela empresa um ano de forte engajamento com causas internas e externas. Para 2026, a Lotus já trabalha em um planejamento voltado a iniciativas de impacto e fortalecimento comunitário.
A Lotus reafirma, com esta ação, sua visão de futuro integrada ao desenvolvimento das regiões onde atua — sempre com foco em transformar realidades, fortalecer vínculos e ampliar oportunidades.