Acompanhamento diário, palestras e compra de materiais de segurança modernos são as apostas que a Lotus faz para garantir a saúde dos funcionários e zerar o número de acidentes na construção civil.
A cada dia a tecnologia tem sido uma aliada na construção civil. Equipamentos modernos e materiais cada vez mais resistentes, versáteis e sustentáveis têm garantido prazos menores, com acabamento de qualidade, às grandes obras. Mas, essa evolução não para apenas nas formas de se levantar uma construção. Também tem sido pensada na segurança de quem está no canteiro. Consciente dessa importância a construtora e incorporadora Lotus tem desenvolvido cada vez mais ações para garantir a proteção e o bem-estar de todos que estão envolvidos nos projetos da empresa.
Entre as causas de acidentes na construção civil está o descuido com os equipamentos de segurança. Por isso, a Lotus adotou o projeto “Diálogo de Segurança Semanal”, onde profissionais da Saúde e da Segurança do Trabalho palestram sobre os riscos nos canteiros de obras e reforçam sobre as normas existentes. “A Lotus vem buscando novas alternativas e estratégias para mitigar os riscos de acidentes nos canteiros de obras e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e seguro para seus colaboradores”, explica o CEO da Lotus, Luiz Felipe Hernandez.
A Lotus também tem investido cada vez mais em equipamentos de proteção individual, chamados de “EPIs”, quanto nos equipamentos de proteção coletiva, conhecidos como “EPCs”. Isso significa a compra de capacetes de segurança, óculos de proteção, luvas de segurança, cintos de segurança, máscaras, protetores auditivos e botas de segurança, e, também, redes de proteção, linha de vida, sinalizadores de segurança (como placas e cartazes de advertência, ou fitas zebradas), extintores de incêndio, lava-olhos, chuveiros de segurança, exaustores e kit de primeiros socorros. Diariamente uma equipe visita os canteiros para alertar os trabalhadores com relação ao uso correto dos equipamentos, avaliando o ambiente e reforçando a importância da sinalização em locais de risco. “Nossa preocupação e cuidado com o nosso capital humano sempre foi prioridade e encontramos um formato que funcionou muito bem, por meio da motivação e conscientização diária das equipes”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da Lotus, Weslley Junqueira. Na construtora, antes mesmo de iniciar o contrato de trabalho, os funcionários passam por treinamento completo de segurança em instalações e serviços de eletricidade, transporte e movimentação de materiais, máquinas e equipamentos, ergonomia, sinalização de segurança, entre outros.
Medidas eficazes que praticamente zeraram o número de acidente de trabalho nos canteiros de obras da Lotus, e rederam reconhecimento Internacional. Em julho deste ano, a empresa recebeu o certificado Great Place to Work Brasil, ou seja, um Excelente Lugar Para Trabalhar. “A Lotus foi reconhecida de acordo com a percepção dos funcionários e as práticas da empresa, e está no Ranking de Melhores Empresas para Trabalhar 2021. Isso para nós é um reconhecimento muito importante, porque sempre nos pautamos pelo respeito, integridade, transparência e sustentabilidade”, completa Hernandez.